• Rua Dr. Vieira Bueno, 156 – Cambuí, Campinas – SP
  • Fone: 19 3762 1122
  • Whatsapp: 19 97409 7641

BLOG

Fashion Revolution 2019

12.Apr.2019

Vamos juntos transformar a moda uma força do bem. Participe da semana Fashion Revolution e pergunte “Quem Fez Minhas Roupas?”.

Fazer moda é inspirar, provocar, conduzir e cativar. O Fashion Revolution acredita no poder de transformação positiva da moda, e tem como principais objetivos  conscientizar sobre os impactos socioambientais do setor, celebrar as pessoas por trás das roupas, incentivar a transparência e fomentar a sustentabilidade.

 

No dia 24 de abril de 2013, o desabamento do edifício Rana Plaza em Bangladesh se tornou o quarto maior desastre industrial da história. O prédio abrigava quatro confecções de roupas que produziam em larga escala para renomadas marcas globais e, das mais de 5000 pessoas trabalhavam em péssimas condições no lugar, 1133 pessoas morreram e 2500 ficaram feridas. Muitas pessoas perdidas no mundo em um só prédio, em um só dia.

 

Em solidariedade às vítimas desse incidente trágico surgiu o Fashion Revolution, um movimento global criado pelas ativistas e designers, pioneiras no segmento de moda sustentável, Carry Somers e Orsola de Castro, para mostrar que a indústria da moda deve não só valorizar e respeitar as pessoas, como também preservar o meio-ambiente e distribuir o lucro de maneira igualitária.
 


Vários processos são necessários para se produzir roupas e, muitas vezes, as pessoas que as fazem estão escondidas nos bastidores. É necessário reconectar esse elo perdido ao consumidor final e trazer transparência para a produção, isso porque quando compramos um produto, nós também compramos uma cadeia inteira de valores e relacionamento. O Fashion Revolution não somente incentiva seus seguidores a questionar “Quem fez minhas roupas?”, mas também busca fazer com que as marcas respondam a essa pergunta para garantir um mercado mais ético e justo.

 

Realizado inicialmente no dia 24 de abril, o Fashion Revolution Day ganhou força e hoje tornou-se a Fashion Revolution Week, que conta com atividades promovidas por núcleos voluntários, em mais de 90 países incluindo o Brasil. Há 5 cinco anos já são realizadas ações e eventos que promovam mudanças de mentalidade não só dos consumidores, mas também das empresas e profissionais da moda do páis.

 


Nós da Santa nos identificamos com o movimento e buscamos a cada dia ser mais transparentes em relação à nossa cadeia produtiva - desde o desenho até a peça pronta em nossas araras. O trabalho de cada pessoa envolvida nesse processo é algo que valorizamos muito e é por valorizar esse trabalho que estamos mais uma vez participando da Fashion Revolution Week.

 

Um dos nossos propósitos é utilizar a moda para empoderar mulheres e também fazer o bem de forma a gerar significado e valor. Mas não queremos fazer isso sozinhas! Por isso, convidamos você para uma semana muito especial nas nossas lojas para participar de oficinas e conversas acerca do tema. Venha saber como você pode ter atitudes mais conscientes e colaborar para uma moda mais ética, sustentável e preocupada com as pessoas.



Abaixo você confere a programação, local e pessoas responsáveis por cada ação realizada nas nossas lojas. Além de participar dos eventos realizados pela Santa em Campinas, você pode acompanhar através da página do Fashion Revolution no Facebook a agenda da sua cidade.

 

22 de abril às 14hr – Loja Galleria Shopping

OFICINA DE ACESSÓRIOS UPCYCLING*

Por Juliana Perez, consultora da nossa loja no Galleria Shopping e que também é artesã da sua própria marca de acessórios, a Artemisia Autoral.
 

23 de abril às 12hr às 19hr – Loja Galleria Shopping

APRESENTAÇÃO PIRACAIANAS

Piracaianas, marca de acessórios ecológicos e contemporâneos.

24 de abril às 14hr – Loja Cambuí

BRECHÓ DAY + BATE-PAPO

Com Stella Vasconcelos, brechó lover e youtuber do canal Diga Xs sobre moda acessível e viagens. Além de uma tarde de bate-papo, você pode trazer suas peças que não utiliza mais e trocar com outras clientes que estiverem presentes.

25 de abril às 14hr – Loja Galleria Shopping

OFICINA DE ESTAMPARIA MANUAL*

Por Amanda Dumont, artesã da marca A.Dumont Projeto Ciclocultura e que também faz parte da nossa equipe de consultoras no Galleria Shopping.

26 de abril às 16hr – Loja Cambuí

MESA REDONDA: CRIAÇÃO, CONFECÇÃO E SUSTENTABILIDADE NA MODA

Com Gabi Meirelles, a nossa estilista, Thomás Benite, fundador da marca sustentável Narooma, e Célia Rodrigues, idealizadora da TECOF que empodera através do empreendedorismo e responsável por um dos ateliês parceiros da Santa.

 

*Para participar das oficinas, é necessário fazer a inscrição através do nosso WhatsApp, apenas enviando seu nome e o nome da oficina que você quer participar.

 

Além das ações da semana, durante todo o mês vamos compartilhar detalhes e informações sobre nossa produção com vocês, lembrando que estamos disponíveis todos os dias do ano para tirar dúvidas e compartilhar mais dos nossos processos. Então vamos juntas fazer o bem e trabalhar lado a lado para uma moda mais ética e que se preocupa com todos os envolvidos por trás do processo de produção das nossas roupas.

 
 
 

#fashionrevolution #sustentabilidade #modaética #eufizsuasroupas

Comentários

Gostou da matéria? Deixe aqui seu comentário ou dicas sobre o assunto.

X

Bem-vindo!

CADASTRE-SE E GANHE 10% DE DESCONTO NA PRIMEIRA COMPRA

*ao clicar no botão enviar, envie o codigo acima para o nosso WhatsApp.

  • 29.mar.2019

    Artigos caseiros do dia a dia com design inspirado em antigamente. Conheça a Il Casalingo, produtos artesanais feito por mulheres com muito amor e dedicação.

  • 22.mar.2019

    "A Santa me fez redescobrir a mim mesma e iniciar uma nova vida": Vem conhecer a Michele Mariana e seu processo de autodescoberta na marca.

  • 15.mar.2019

    Nossa linha de acessórios lixo zero cresceu e está mais completa! Vem conhecer as vantagens do novo copo Menos 1 Lixo da Santa Costura.

  • 08.mar.2019

    Uma celebração aos tecidos e à moda atemporal: conheça o editorial Panos, retrato da nova coleção de outono da Santa.