• Rua Dr. Vieira Bueno, 156 – Cambuí, Campinas – SP
  • Fone: 19 3762 1122
  • Whatsapp: 19 97409 7641

BLOG

Feito no Brasil: Vert Shoes

03.Nov.2017

Designed in Paris, Made in Brazil: VERT – o tênis que respeita o meio ambiente e o ser humano.

“Em um mundo cada vez mais conectado, a moda ganhou força e conquistou espaço na vida das pessoas. Agora estamos cheios de produtos e sempre queremos mais. Nos últimos anos, porém, essa ansiedade gerada pelo consumismo tem deixado a sociedade e o meio ambiente esgotados. Muito além da venda e do marketing, é necessário entender certos valores - como sustentabilidade, comércio justo, consciência social e cultural para ser capaz de inovar e empreender com sucesso.”

- André Carvalhal, Moda com Propósito 

O texto acima é um trecho do livro do brasileiro André Carvalhal que indaga sobre os novos rumos da moda, e fala de uma consciência que vem tomando conta de muitos dos novos empreendedores ao redor do mundo interessados em “fazer” com propósito. Essa tem sido a missão da Santa Costura desde seu nascimento e pra nós é fundamental se conectar com parceiros que também procuram transformar o consumo através do que fazem. No post de hoje seguimos com a nossa série mensal de marcas e empresas que caminham junto à Santa nessa visão de transformação.

Designed in Paris, Made in Brazil:

Foi com esse mesmo impulso de consciência que 2 amigos franceses que trabalhavam no promissor mercado financeiro de Nova York, cansados de uma vida sem muito propósito, resolveram sair de seus empregos e fazer uma viagem de um ano para estudar projetos de sustentabilidade. O que aconteceu depois? Nasceu a VERT – ou Veja - , marca francesa de tênis produzidos 100% no Brasil e com uma cadeia produtiva completamente sustentável. 

Na viagem pelo Brasil os amigos François-Ghislain Morillion e Sébastien Kopp se encantaram pela floresta Amazônica e por todos os recursos naturais e humanos encontrados no nosso país. Apaixonados por tênis decidiriam então produzir aqui um produto de moda atemporal, que respeitasse o meio ambiente e o ser humano. 
 

Fundada em 2003 os tênis VERT sempre foram 100% produzidos em solo brasileiro porém só vendidos na Europa, com o nome de VEJA, foi em 2013 que a empresa viabilizou a comercialização também em nosso pais e por motivos comerciais mudou o nome para VERT, que significa verde em francês. 

Os amigos gostam de dizer que o projeto VERT cria uma corrente positiva, pois são tênis feitos de maneira diferente: 

  • Com algodão orgânico cultivado sem insumos químicos nem agrotóxicos por 300 famílias de agricultores cearenses. 
  • Usando borracha nativa da floresta Amazônica diretamente de uma cooperativa de 40 famílias de seringueiros, comprando o látex a um preço diferenciado, que permite a valorização da floresta e ajuda a luta contra o desmatamento.
  • Usando garrafas plásticas recicladas para criar um tecido tecnológico. 
  • O couro não é proveniente de gado criado na Amazônia, uma das principais razões do desmatamento na floresta. 
  • São fabricados em uma fábrica de alto padrão que respeita e cumpre com todos os direitos dos trabalhadores. 
  • Misturando estética minimalista e tecnologias inovadoras. 

 

Os tênis são desenhados na França no berço da moda mundial e produzidos no Brasil com matéria prima da amazônia, o pulmão do mundo. Uma união que prova que o empreendedorismo com responsabilidade ambiental e social no mundo da moda é super possível e extremamente de bom gosto. 

Sustentabilidade, valorização da mão de obra, comércio justo, tecnologia, design e conforto, tudo isso pra calçar uma causa e com estilo. A VERT é sem dúvidas uma marca completa e nós aqui da Santa somos apaixonadas por ela, do propósito à beleza de cada tênis. E você, ja tem o seu?!?!


 

#modasustentável #slowfashion #madeinbrazil #feitonobrasil

Comentários

Gostou da matéria? Deixe aqui seu comentário ou dicas sobre o assunto.

X

Bem-vindo!

cadastre-se e ganhe 10% de
desconto na primeira compra

*Cupom de desconto a ser recebido via WhatsApp