• Rua Dr. Vieira Bueno, 156 – Cambuí, Campinas – SP
  • Fone: 19 3762 1122
  • Whatsapp: 19 97409 7641

BLOG

Vizinhos SCTP: Feito à Mão Como Antigamente

06.Oct.2017

Vem conhecer um cantinho colorido e artesanal da nossa vizinhança! E nesse dia das crianças, que tal um presente feito à mão como antigamente?

Quem não se lembra do seu brinquedo favorito da infância? De brincar de boneca, empinar pipa, rodar pião... Quem conhece nosso envolvimento com a produção artesanal, sabe o quanto amamos a ideia de presentes feitos à mão! É por isso que no Vizinhos SCTP de hoje, nossa dica é uma loja cheia de encantos, para compartilhar com os pequenos um pouco das nossas próprias memórias nesse dia das crianças.

É no número 132 da Avenida Coronel Silva Teles, a apenas 300 metros da Santa,  que encontramos a Feito à Mão Como Antigamente, uma loja charmosa e colorida que logo de cara encanta não só crianças, mas também adultos!

A loja nasceu das mãos talentosas de Ana Matusita, que deixou a vida de economista para virar artesã e encher a vida das pessoas de amor e manualidade. Aqui você pode encontrar objetos de decoração, fantasias, brinquedos e artigos para festa que carregam significado e muita cor.

A história da Feito à Mão começou a cerca de quinze anos atrás, num momento decisivo de sua vida acadêmica. Isso porque Ana acabou deixando o doutorado em Economia para cursar Artes Visuais. Ela não chegou a levar o curso adiante, mas a partir desse dali começou a buscar formas de inventar algo que satisfizesse um pouco sua ânsia criativa.

Relembrando como tudo começou, Ana conta que até parece um pouco vago: Ela não tinha um produto, ou um interesse único; simplesmente, gostava do fazer manual. Então criou um blog e, como passava a maior parte do tempo em casa, começou a escrever sobre a rotina da vida doméstica.

Com a imersão nesse estilo de vida, logo em seguida veio o interesse pela costura - apesar de, até então, nunca ter costurado - e sua primeira loja virtual onde começou a vender seus produtos, que iam desde coisas para casa até brinquedos - quase sempre em tecido ou incorporando outras técnicas manuais, como crochê, tricô, bordado, estamparia etc.

O amor pelo fazer manual só crescia e o próximo passo foi criar o ateliê fora do quintal de casa e a loja física.

Hoje, seu pequeno espaço no mundo é a Feito a Mão Como Antigamente, que foi concebida como uma loja colaborativa. Nela Ana Matusita vende não só as suas criações, mas também de outros pequenos produtores. Cada produto passa por uma curadoria cuidadosa sempre em busca de objetos autorais, feitos em pequena escala, com prioridade para o artesanato da região.

“Acredito que essa é uma forma de incentivar o comércio local, fugindo da grande escala e de formas pouco justas de trabalho e produção. Também abro espaço para oficinas de técnicas manuais e pequenos bazares.”

Sem dúvida, cada brinquedo encontrado aqui carrega um significado enorme! Presentar com algo artesanal é uma oportunidade de conectar as crianças com produtos que saiam do mundo digital - que muitas vezes trazem certo isolamento - e apresenta-las a um universo mais lúdico e imaginativo.  É inclusive uma oportunidade de despertar nos pequenos suas próprias habilidades, mostrando que é possível criar fantasia com as próprias mãos.

Ana Matusita espera você na Feito à Mão Como Antigamente, na Avenida Coronel Silva Teles, 132 – Cambuí. A loja funciona de segunda à sexta, das 9h às 17h e aos sábados das 9h até 12h. E você também pode conhecer mais e entrar em contato através do Instagram!

 

 

#feitoamao #handmade #feitonobrasil #vizinhosSCTP

Comentários

Gostou da matéria? Deixe aqui seu comentário ou dicas sobre o assunto.

X

Bem-vindo!

cadastre-se e ganhe 10% de
desconto na primeira compra

*Cupom de desconto a ser recebido via WhatsApp